O bovino Araguaia é uma raça de alto padrão, resultado da fusão entre as linhagens Blonde D’ Aquitane, Caracu e Nelore. Os primeiros animais surgiram na Fazenda Santa Rita, situada na divisa de Mato Grosso com o estado de Goiás, no município de Torixoréu.

A raça batizada como Araguaia, recebeu esse título em homenagem ao Rio que banha a região e tem seu curso nos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará. Em pesquisa, foram aperfeiçoadas as melhores características genéticas dessas três raças, alcançando ganhos em rusticidade, resistência, desempenho, eficiência e qualidade, cujos trabalhos de formação, foram conduzidos pelo engenheiro agrônomo e criador Raul Almeida Moraes Neto.

“Os animais têm sua genética constituída por 47% de blond d’aquitaine (raça francesa), 28% de caracu (europeia) e 25% de nelore (originária da Índia e predominante no Brasil), sendo incorporados aos animais a alta conversão alimentar, musculatura farta e bem distribuída; rusticidade e a elevada habilidade materna, além da capacidade para se adaptarem ao clima seco e de altas temperaturas”, ressalta o engenheiro agrônomo.

Essas características permitem ao bovino se posicionar como uma das melhores alternativas para a pecuária de corte, considerando que os animais se reproduzem e produzem em menores ciclos de tempo, absorvendo menos recursos naturais e insumos, explica o veterinário Alexander Estermann, criador da raça em Rondonópolis.

“Essa mistura deu origem a bois precoces e de alta eficiência, que produzem muita carne em pouco tempo, num ciclo curto. Enquanto, na média, um boi de raça tradicional é abatido aos 36 meses de vida com 18 arrobas, os animais raça Araguaia são abatidos com 16 meses de idade e mais ou menos este mesmo peso”, ressalta.

O rebanho criado solto nos pastos, adota procedimentos de Pecuária Regenerativa e da TIP (Terminação Intensiva à Pasto), método sustentável, de pastos com sombreamentos naturais, que garantem maior bem estar e conforto térmico ao animal, e agrega maior valor a qualidade e sabor da carne. Fatores que influenciam na aparência, suculência, maciez e sabor à carne.

A Origem Premium, trabalha exclusivamente com a venda atacadista do produto no estado de São Paulo. Situada em Araçatuba, fornece a carne a restaurantes e supermercados da capital paulista. Por possuir menor teor de gordura intramuscular, se apresenta como opção menos calórica e mais saudável, características que tem cativado o paladar dos consumidores mais exigentes pela excelência e requinte do produto. Mais informações, entre em contato pelo e-mail: contato@origempremium.com.br.