Cerca de 70 mil CARs devem ser retificados em MT até o dia 31 de julho

Atenção produtor! Se você possui propriedade rural em Mato Grosso e já fez o Cadastro Ambiental Rural do imóvel, fique atento ao prazo para realizar a retificação do CAR no sistema mato-grossense (Simcar), que termina no dia 31 de julho. A obrigatoriedade é válida para todos os produtores que fizeram o CAR na base federal em 2014 e tiveram os cadastros transferidos posteriormente para a base estadual.

Pela estimativa da Famato (com base nas informações repassadas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente), ainda falta retificar cerca de 70 mil cadastros no estado. A gestora do núcleo técnico da Famato, Lucélia Avi, explica que após essa retificação os dados são sincronizados com o sistema federal e, só então, entram na fila para análise do órgão ambiental. Quem não cumprir o calendário, pode ter o CAR suspenso ou até mesmo cancelado.

De acordo com a Sema-MT, ainda faltam cerca de 3.000 cadastros para serem sincronizados. Desse montante, quase 1.000 ainda possuem algum tipo de pendência, sejam cadastrais ou poligonais.

Para os produtores que não tiveram seu CAR sincronizado, a Famato orienta que ele procure seu engenheiro ou responsável técnico para verificar se existe algum tipo de inconsistência cadastral. Se for o caso, o agricultor deve realizar sua retificação no Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga). Caso não seja identificada nenhuma pendência no Siga, é necessário verificar as informações junto a Sema para a retificação.

 

Fonte:CanalRural

By | 2019-05-14T12:17:05-03:00 maio 14th, 2019|Mato Grosso, Meio Ambiente|0 Comentários