Custo da produção de soja em Mato Grosso sobe devido ao aumento na alíquota do Fethab

O Imea atualizou o custo de produção da soja mato-grossense para a safra 1209/20, referente ao mês de fevereiro. Com os novos valores, o custo variável e o custo operacional apresentaram leve aumento ante o mês anterior. Enquanto o variável fechou em R$ 3.107,61/hectare, o operacional fechou em R$ 3.451,49/ha, reajuste de 0,24% e 0,17%, respectivamente.

“Num panorama geral, o reajuste nos custos vieram principalmente do aumento do custo da semente de soja transgênica e dos impostos, uma vez que as novas alíquotas do Fethab (Fundo Estadual Transporte e Habitação Popular”,  que foram reajustados no governo Mauro Mendes, “começaram a valer”. A alíquota cobrada sobre a soja, milho e gado, por exemplo, aumentou.

Os analisas concluem, no boletim semana, que “alguns componentes importantes, como macronutrientes e herbicidas, tiveram redução, mas não foi o suficiente para evitar o aumento nos custos. Enquanto alguns produtores ainda focam no término de sua colheita, outros já finalizaram, e a atenção vai se voltando para a safra 2019/20”, informa o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, em seu boletim semanal.

 

 

Fonte: Só Notícias

By | 2019-03-22T08:40:37-03:00 março 22nd, 2019|Agronegócio|0 Comentários
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!