Decisão sobre uso do herbicida Dicamba sai em 30 dias, diz Ministério da Agricultura

O Ministério da Agricultura deve anunciar em 30 dias a decisão sobre a liberação ou não do uso de cultivares de soja, milho e algodão resistentes ao herbicida dicamba no Brasil.

O secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, afirmou que será feita uma avaliação técnica sobre as medidas de contenção de riscos da utilização do defensivo apresentadas recentemente ao governo.

O produto é alvo de quase 3.000 processos judiciais nos Estados Unidos por, supostamente, destruir plantações não tolerantes a ele vizinhas a áreas de aplicação. A volatilidade do agrotóxico é a principal causa dos estragos nas lavouras americanas e motivo da preocupação dos agricultores brasileiros.

Atualmente, já existe um produto à base do dicamba liberado no Brasil para as culturas de soja e algodão e vários outros aguardam na fila para aprovação. No entanto, nenhuma semente resistente foi registrada. A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) já aprovou cultivares de soja, milho e algodão com essa tecnologia, mas o uso comercial depende do registro pelo Ministério da Agricultura.

 

 

 

Fonte: Canal Rural

 

By | 2019-03-21T18:55:28-03:00 março 21st, 2019|Agronegócio|0 Comentários
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!