Governo mantém incentivo em tarifa de energia elétrica para atividades rurais

O Governo Federal,  restabeleceu o incentivo que havia sido cortado no fim do ano passado e que beneficia com desconto na tarifa de energia irrigantes e aquicultores que praticam as atividades entre 21h30 e 6h.

A medida regulamenta a cumulatividade de descontos sobre as tarifas aplicáveis à atividade de irrigação e aquicultura e à classe rural para os consumidores do Grupo B, que abrange as unidades consumidoras com fornecimento em tensão baixa. O benefício já existia há 17 anos, porém, o governo anterior reduziu gradualmente, 20% ao anos. O desconto na tarifa básica de energia que é dado a todas as unidades de consumo classificadas como rurais.

Os descontos concedidos para irrigação e aquicultura em horário noturno não foram afetados pelo decreto e continuaram válidos, já que são garantidos pela lei de 2002. A causa do impacto na conta de energia elétrica dos produtores rurais foi a eliminação da cumulatividade do incentivo de energia que esses produtores tinham durante a noite.

De acordo com o decreto anterior, os descontos na tarifa básica para todos os consumidores rurais de baixa tensão cairiam de 30% para 24% em 2019, reduzindo 6% ao ano até 2023, a partir da revisão anual da tarifa de energia, que varia para cada concessionária. Os valores dos descontos do período noturno, também chamado de reservado, foram mantidos – 60 a 73% –  contanto que não houvesse mais a cumulatividade com o desconto da tarifa básica, o que desestimularia a irrigação noturna.

 

 

 

Fonte:SóNotícias

By | 2019-04-08T08:38:03-03:00 abril 8th, 2019|Agronegócio, Economia|0 Comentários
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!