Guerra comercial entre EUA x China aumenta preço da soja para brasileiros

Esta sexta-feira (23) foi um dia de novas tensões políticas entre China e Estados Unidos. De um lado, o país asiático vai impor taxas adicionais de importação sobre bens norte-americanos incluindo automóveis, petróleo e soja. Do outro, os Estados Unidos responderam, elevando ainda mais as tarifas sobre produtos chineses. O presidente americano Donald  Trump também pressiona para que empresas americanas encerrem operações na China.

A soja está no centro da disputa, e, como resultado da guerra comercial, os produtores de soja brasileiros acabam sendo beneficiados. A valorização do dólar, prêmios em alta nos portos, o baixo excedente da soja brasileira e a expectativa de maiores demandas externa e interna têm impulsionado os preços da soja no Brasil.

Os valores médios da parcial deste mês, inclusive, já são os maiores deste ano, em termos reais, segundo análise do Centro de Estudos em Economia Aplicada (Cepea).Nesta sexta-feira os preços no porto de Paranaguá subiram 1,27%.  Beneficiado pelo câmbio, a saca foi negociada a R$ 87,43, equivalente a US$ 21,24/saca. A variação mensal mostra alta de 13,12%.  Na avaliação da consultoria Cogo Inteligência em Agronegócio, as tarifas adicionais à soja e carnes norte-americanas só não beneficiam mais o Brasil neste momento porque há limites de oferta.

Na bolsa de Chicago os futuros de soja fecharam em baixa após a China dizer que acrescentaria mais 5% à tarifa de 25% que impôs em julho de 2018.

Mas as quedas nos preços em Chicago têm sido compensadas para o produtor brasileiro por maiores prêmios sobre as cotações futuras. O prêmio subiu cerca de 7% nesta semana, para mais de 1,50 dólar por bushel.

Além do prêmio, a formação de preços em reais vem sendo favorecida por uma alta no dólar, que atingiu nesta sexta-feira o maior patamar em quase um ano, acima de 4,12 reais, com o mercado doméstico sob intensa pressão decorrente do arisco ambiente externo e de reveses do lado da agenda de reformas do governo.

By | 2019-08-26T08:14:37-03:00 agosto 26th, 2019|Agronegócio, Brasil, Comercial|0 Comentários
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!