MT: soja guaxa espalhada por rodovias preocupa produtores

Ao passar por algumas rodovias de Mato Grosso não é difícil encontrar soja guaxa brotando às margens das pistas. O problema é que, desde o dia 15 de junho, o estado está em pleno período de vazio sanitário, intervalo mais importante para evitar o surgimento da ferrugem asiática. O setor produtivo cobra mais empenho dos responsáveis na erradicação das plantas.

Além da campanha para conscientizar os agricultores, uma entidade rural da região cobra mais atenção das concessionárias. O alerta é para evitar a propagação da doença na próxima safra.

“Esse ano foi um ano bem chuvoso, tendo muita ocorrência de plantas guaxas, bem desenvolvidas na beira das estradas. Isso é muito perigoso, porque essas plantas são fontes de inóculos para a doença. Os esporos são muitos leves e facilmente carregados pelo vento, então se tiver um foco isolado ele disseminará para uma área bem grande, Então é importante que haja essa preocupação é que os órgãos envolvidos controlem e limpe essas beiras de estradas”, diz Daniel Pasculli, gerente de Defesa Agrícola da Aprosoja/MT.

 

 

 

Fonte:Canal Rural

By | 2019-06-21T09:38:58-03:00 junho 21st, 2019|Agronegócio, Brasil, Comercial|0 Comentários
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!