Novo híbrido de milho protege safra de praga que reduz produtividade em até 50%

Um novo híbrido de milho lançado nesta temporada promete ajudar o produtor rural a proteger a safra de verão da cigarrinha do milho, inseto que é vetor de uma doença que pode causar queda de até 50% na produtividade. A novidade, que já está disponível para comercialização, é um dos destaques da Bayer durante a 26ª edição da Agrishow, que acontece em Ribeirão Preto (SP).

Fernando de Paula, gerente regional da empresa, conta que além de ser tolerante a outros tipos de doenças, o híbrido Dekalb 363 também protege a raíz da planta através da tecnologia Pro 3. “[Ela] protege a planta das pragas que não enxergamos, por exemplo, as pragas de raíz. É um diferencial bastante grande em relação ao que existe no mercado, que protege apenas a parte área”, comenta.

Um exemplo desse potencial produtivo foi visto em uma propriedade em São Carlos, no interior de São Paulo, onde o produtor rural Benedito Gramatico conseguiu aumentar a produtividade da lavoura de milho em 30 sacas por hectare.

“Uma produtividade dessa em um plantio de sequeiro, sem irrigação, não é comum. A média [de produtividade] para a região é de aproximadamente 150 sacas por hectare”, relata Rodrigo Marcatto, representante técnico de vendas da Dekalb. Após a adoção da tecnologia, o agricultor conseguiu alcançar 190 sacas por hectare na safra verão.

Há casos também em que o produtor rural conseguiu recuperar a produtividade média da lavoura após o surgimento da cigarrinha do milho ter diminuído o rendimento em dois a três anos consecutivos”, disse Marcatto. “O nível de produtividade, principalmente na região que esse agricultor plantava caiu demais, a maioria dos híbridos [utilizados na época] eram sensíveis e com a nossa tecnologia, ele conseguiu retomar a produtividade”, acrescenta.

 

Fonte:Canal Rural

By | 2019-05-01T09:58:55-03:00 maio 1st, 2019|Agronegócio|0 Comentários
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!