Seguro rural: governo deve usar dinheiro da equalização de juros para subvenção

O Ministério da Agricultura (Mapa) estima que seriam necessários R$ 4 bilhões para atender quase todo o setor com subvenção ao prêmio do seguro rural. Por enquanto, no entanto, o valor que deve ser anunciado no próximo Plano Safra é de um R$ 1 bilhão. O dinheiro vai ser retirado dos recursos usados para a equalização dos juros.

A gestão de risco de quebra de safra pode ajudar as instituições financeiras do agronegócio a aumentar o crédito e diminuir os juros. A medida traria maior segurança em relação ao pagamento dos débitos por parte dos produtores. É por isso que o ministério quer conseguir mais recursos para subvenção ao prêmio do seguro rural.

De acordo com o secretário de Política Agrícola do Mapa, Eduardo Sampaio Marques, o objetivo é de que o seguro seja um vetor para baixar os juros das operações. “Se a operação é segurada, se aquela lavoura é segurada, ela tem menos risco. Então, poderia ter juros mais baixos”, diz.

O fortalecimento do seguro rural é o principal pedido dos produtores à ministra Tereza Cristina.A avaliação do economista Newton Marques é de que o fortalecimento do seguro rural não só atende ao setor, como contribui para o crescimento econômico do país. Segundo ele, se o seguro cobrir o preço do que ele plantou, o produtor vai conseguir alcançar o nível de oferta. “Isso é bom para todo mundo, porque o nível de oferta maior pra produtos agrícolas melhora nossa pauta de exportações e o consumo interno. A inflação agradece”, diz.

 

 

Fonte: Canal Rural

By | 2019-03-24T23:27:49-03:00 março 24th, 2019|Agronegócio, Economia|0 Comentários
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!